EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS EM ÉPOCA DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA
Informações
Datas das Aulas:
02 de maio | 16 de maio | 30 de maio | 06 de junho
Horário:
Das 9h30 às 12h
Clique nos botões abaixo para acessar as aulas e o Grupo do WhatsApp:
Ementa
Integração das tecnologias em aulas (as)síncrona online. Fundamentos sobre o padrão de interação didática durante as aulas presenciais e online. Configuração da interação nos diferentes tipos de aulas online. Estratégias e ferramentas para motivar a interação dos estudantes numa aula online síncrona e/ou assíncrona. Elementos para garantir a interação, a atenção e a aprendizagem em aulas presenciais, online e hibridas.
Objetivo do Curso
- Estabelecer os pressupostos teóricos e práticos para a integração das tecnologias em aulas presenciais e online.
- Explorar ferramentas e estratégias para superar os desafios de nas aulas online (as)síncrona e as aulas presenciais e híbridas na pandemia e no pós-pandemia.
- Refletir sobre os pressupostos da integração das tecnologias durante e após a pandemia em diferentes modalidades de ensino.
Conteúdo Programático
- NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM – (20/04/2021 DAS 19H ÀS 21H VIA YOUTUBE)
- Introdução a neurociência da aprendizagem
- Como se desenvolve o cérebro humano
- Aspectos cognitivos/comportamentais
(4 Módulos: 2, 16, 30 Maio e 6 Junho de 2021)
- MÓDULO 1/4: TRÊS ERROS BÁSICOS PARA AULAS ONLINE SÍNCRONA DESASTROSAS- (02/05/2021 DAS 9H30 ÀS 12H VIA ZOOM)
- Integração das tecnologias antes da pandemia;
- O que mudou e está mudando na educação durante (Ensino Remoto) e após a pandemia.
- Compreendendo as diferenças e semelhanças da aula presencial e da aula online;
- MÓDULO 2/4: MODALIDADES DE ENSINO NA PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA – (16/05/2021 DAS 9H30 ÀS 12h VIA ZOOM)
- Desafios do ensino remoto e no ensino híbrido;
- Estratégias de questionamento do professor para aumentar a interação online;
- Incentivo ao questionamento dos alunos para aumentar a interação e a aprendizagem.
- MÓDULO 3/4: RECURSOS EDUCATIVOS ABERTOS: FERRAMENTAS PARA AULAS ONLINE SÍNCRONAS INTERATIVAS – (30/05/2021 DAS 9h30 ÀS 12h VIA ZOOM)
- Potencializando a integração das tecnologias nas aulas online.
- Compreendendo e utilizando os recursos educativos abertos.
- MÓDULO 4/4: ENSINO ONLINE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO E DOS NÍVEIS COGNITIVOS DA TAXONOMIA DE BLOOM – (06/06/2021 DAS 9H30 ÀS 12h VIA ZOOM)
- Estratégias digitais para o desenvolvimento do Pensamento Critico.
- Necessidade de literacia da informação e do Pensamento Critico num mundo digital.