TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Ementa

Fundamentos teóricos e práticos sobre o conhecimento e utilização das principais tecnologias enquanto recursos pedagógicos, e as estratégias de melhor aproveitamento de tecnologias e recursos pedagógicos nas instituições de educação básica. Dia do curso: domingo.

Objetivo do Curso

1. Exercer um pensamento reflexivo acerca do tema Tecnologias, Educação e Sociedade, dentro de um contexto das mudanças sócio, políticas e culturais.
2. Compreender as potencialidades e limitações das tecnologias.
3. Identificar os impactos que as diversas tecnologias de informação e comunicação tem exercido sobre o comportamento humano.
4. Reconhecer influências que as diversas tecnologias de informação e comunicação tem exercido sobre as habilidades cognitivas, e consequentemente sobre os processos de ensino e aprendizagem.
5. Conceituar metodologias ativas e relacioná-las as demandas sociais.
6. Conhecer tecnologias que poderão ser utilizadas como recursos pedagógicos no ensino básico.
7. Compreender os termos Web 1.0; 2.0; 3.0; 4.0; 5.0 e suas aplicações.
8. Reconhecer quais são as competências profissionais requeridas pelo mercado de trabalho na quarta revolução industrial.
9. Identificar perspectivas futuras na área de tecnologia educacional.
10. Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem.
11. Conhecer as principais ferramentas promotoras de aprendizagem.

Conteúdo Programático

NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM
• Introdução a neurociência da aprendizagem
• Como se desenvolve o cérebro humano
• Aspectos cognitivos/comportamentais

EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO (2.0, 3.0, 4.0 E 5.0):
• As novas gerações e a nova educação
• As gerações contemporâneas e o nativo digital;
• Novos desafios para o novo decênio na educação;

COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO:
• As 06 competências digitais contemporâneas para compreender a transformação digital
• As novas tendências de comunicação nos ambientes digitais e sua influência no público;

NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER:
• Taxonomia de Bloom e a tecnologia integradora na escola
• Potencializando a influência da escola nos ambientes digitais.
• Metodologias ativas da educação