EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS EM ÉPOCA DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA

Informações

Datas das Aulas:

02 de maio   |  16 de maio   |  30 de maio   |  06 de junho

Horário:

Das 9h30 às 12h

Clique nos botões abaixo para acessar as aulas e o Grupo do WhatsApp:

Ementa

Integração das tecnologias em aulas (as)síncrona online. Fundamentos sobre o padrão de interação didática durante as aulas presenciais e online. Configuração da interação nos diferentes tipos de aulas online. Estratégias e ferramentas para motivar a interação dos estudantes numa aula online síncrona e/ou assíncrona. Elementos para garantir a interação, a atenção e a aprendizagem em aulas presenciais, online e hibridas.

Objetivo do Curso

  • Estabelecer os pressupostos teóricos e práticos para a integração das tecnologias em aulas presenciais e online.
  • Explorar ferramentas e estratégias para superar os desafios de nas aulas online (as)síncrona e as aulas presenciais e híbridas na pandemia e no pós-pandemia.
  • Refletir sobre os pressupostos da integração das tecnologias durante e após a pandemia em diferentes modalidades de ensino.

Conteúdo Programático

  • NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM – (20/04/2021 DAS 19H ÀS 21H VIA YOUTUBE)
  • Introdução a neurociência da aprendizagem
  • Como se desenvolve o cérebro humano
  • Aspectos cognitivos/comportamentais

 

(4 Módulos: 2, 16, 30 Maio e 6 Junho de 2021)

 

  • MÓDULO 1/4: TRÊS ERROS BÁSICOS PARA AULAS ONLINE SÍNCRONA DESASTROSAS- (02/05/2021 DAS 9H30 ÀS 12H VIA ZOOM)
  • Integração das tecnologias antes da pandemia;
  • O que mudou e está mudando na educação durante (Ensino Remoto) e após a pandemia.
  • Compreendendo as diferenças e semelhanças da aula presencial e da aula online;

 

  • MÓDULO 2/4: MODALIDADES DE ENSINO NA PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA – (16/05/2021 DAS 9H30 ÀS 12h VIA ZOOM)
  • Desafios do ensino remoto e no ensino híbrido;
  • Estratégias de questionamento do professor para aumentar a interação online;
  • Incentivo ao questionamento dos alunos para aumentar a interação e a aprendizagem.

 

  • MÓDULO 3/4:  RECURSOS EDUCATIVOS ABERTOS: FERRAMENTAS PARA AULAS ONLINE SÍNCRONAS INTERATIVAS – (30/05/2021 DAS 9h30 ÀS 12h VIA ZOOM)
  • Potencializando a integração das tecnologias nas aulas online.
  • Compreendendo e utilizando os recursos educativos abertos.

 

  • MÓDULO 4/4: ENSINO ONLINE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO E DOS NÍVEIS COGNITIVOS DA TAXONOMIA DE BLOOM – (06/06/2021 DAS 9H30 ÀS 12h VIA ZOOM)
  • Estratégias digitais para o desenvolvimento do Pensamento Critico.
  • Necessidade de literacia da informação e do Pensamento Critico num mundo digital.